Procura-se estudar nesse trabalho o Mapeamento de processos, uma metodologia que visa melhoria de desempenho de uma empresa. É também um meio de visualizar e controlar os processos de uma firma. Através de um mapeamento se pode ter uma noção mais clara dos processos, assim tornando possÃvel a percepção daqueles que agregam valor e daqueles que não o fazem. O trabalho em questão trata de um Estudo de Caso de uma empresa voltada para o ramo de tecnologia financeira, também chamado de FinTech. Tem o objetivo geral de analisar como as empresas podem melhorar o seu desempenho através do mapeamento de processo. E com objetivos especÃficos de: quais métodos podem ser usados para mapeamento de processos; e como um processo pode ser otimizado. Será dito no referencial teórico desse trabalho sobre o que são processos e algumas de suas formas de mapeamento, sendo dois deles usados na empresa estudada. Após serem desenvolvidos esses mapeamentos, é interessante focar na otimização e melhoria destes, e é aà que entra a metodologia Lean. O Estudo de Caso realizado na Blu Pagamentos, empresa estudada, forneceu resultados que mostram ser possÃvel aplicar métodos de otimização e mapeamento de processos numa FinTech. Dessa forma sendo possÃvel que os objetivos tanto geral quanto especÃficos fossem alcançados.
|